Fechamento de Caixa e Ressuprimento (FAQ)

Para quaisquer alterações, caso o processo não realize a operação desejada, faz-se necessário o cancelamento do processo e a abertura de um novo.

Caso não tenha sido possível contatar o colaborador via Teams ou e-mail, necessário verificar se o mesmo encontra-se afastado e falar com seu substituto a respeito do processo em atraso.

Se a solução acima não foi possível, necessário abrir um chamado para a Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para que o processo possa ser cancelado.

Ao acessar o SGC, abrir o chamado para a GEPRO com as seguintes informações:
  • Número do processo
  • Pessoa para quem deseja encaminhar
  • Motivo do encaminhamento

Por padrão, o processo segue para os responsáveis que são cadastrados para a entidade e unidade do Fundo Fixo, portanto, são definidos e salvos via parâmetros.

Caso o processo tenha ido para o responsável errado:
É necessário checar com o ponto focal da entidade para esse processo de Fechamento de Caixa e Ressuprimento para que haja uma atualização desses parâmetros e o processo siga normalmente.

Caso o processo tenha sido configurado para a pessoa errada (usuário do recurso ou aprovador):
Em alguns casos, o usuário do recurso é selecionado equivocadamente por similaridade de nomes, recomendamos entrar em contato com a pessoa para que a mesma cancele esse processo e após isso, é necessário abrir um novo processo com a pessoa certa configurada. Caso não seja possível realizar esse contato, faz-se necessário abrir um chamado para a Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para que o processo possa ser cancelado.

Ao acessar o SGC, abrir o chamado para a GEPRO com as seguintes informações:
  • Número do processo
  • Motivo do cancelamento

Temos 2 casos de ocorrências envolvendo essa situação:

Responsável da contagem informando o valor errado:
Por equívoco, o responsável da contagem ou da carteira e/ou do caixa, pode inserir o valor errado no campo de "Confirmar contagem", com isso, o processo irá retornar para a etapa de "Informar Dados para o Ressuprimento". O valor do campo "Contagem", precisa ser o mesmo que o "Saldo"

Processo com erro no fluxo:
Necessário abrir chamado para a Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para que possam verificar o fluxo do processo.

Processo não integrado:
Necessário abrir chamado para a Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para que possam verificar o motivo da não integração, e corrigir o mais breve possível.

Ao acessar o SGC, abrir o chamado para a GEPRO com as seguintes informações:
  • Número do processo
  • Motivo do chamado

Todas as etapas do processo de Ressuprimento são automatizadas no BPMS, sendo elas:

  • Registrar o valor do caixa
  • Informar os dados para ressuprimento
  • Confirmar a contagem do caixa
  • Realizar o ressuprimento
NOTA: A cada ressuprimento o próprio sistema automatizado exige uma confirmação da contagem do caixa e aprovação pelo usuário responsável.

Deve-se encaminhar o processo para a pessoa que fez a abertura para que ele possa ser cancelado.

Ao final do formulário do processo, existe um menu "Mais Opções", nele existe a opção "Cancelar Processo"

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Esses erros normalmente estão relacionados ao responsável ou usuário do recurso indicado no processo estar com seu usuário inativo.

Deve ser contatado o ponto focal da entidade contratante para verificar se o responsável pela execução da etapa está correto, caso esse erro persista, o ponto focal deve abrir um chamado para Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para realizar a verificação do acontecimento.

Ao acessar o SGC, abrir o chamado para a GEPRO com as seguintes informações:
  • Número do processo
  • Imagem do Erro (Opcional)