Fundo Fixo e Reembolso (FAQ)

O primeiro passo neste caso é tentar o contato com o colaborador responsável pela atividade, via Teams ou e-mail. Não havendo sucesso, verificar se o mesmo encontra-se afastado e falar com seu substituto a respeito do processo em atraso.

Se a solução acima não foi possível, necessário entrar em contato com a GEPRO, com intuito de transferir o processo para outro colaborador aprovar ou abrir um chamado para a Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para que o processo possa ser encaminhado.

Ao acessar o SGC, abrir o chamado para a GEPRO com as seguintes informações:
  • Número do processo
  • Pessoa para quem deseja encaminhar
  • Motivo do encaminhamento

Por padrão, o processo segue para os responsáveis que são cadastrados para a entidade e unidade do Fundo Fixo, portanto, são definidos e salvos via parâmetros.

Caso o processo tenha ido para o responsável errado:
É necessário checar com o ponto focal da entidade para esse processo de Fundo Fixo ou Reembolso para que haja uma atualização desses parâmetros e o processo siga normalmente.

Caso o processo tenha sido configurado para a pessoa errada (usuário do recurso ou aprovador):
Em alguns casos, o usuário do recurso é selecionado equivocadamente por similaridade de nomes, recomendamos entrar em contato com a pessoa para que a mesma cancele esse processo e após isso, é necessário abrir um novo processo com a pessoa certa configurada. Caso não seja possível realizar esse contato, faz-se necessário abrir um chamado para a Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para que o processo possa ser cancelado.

Ao acessar o SGC, abrir o chamado para a GEPRO com as seguintes informações:
  • Número do processo
  • Motivo do cancelamento

Sim.

Conforme o normativo podem ser realizadas devoluções de valores a clientes, na impossibilidade de quitação através de crédito em conta corrente do favorecido, até o limite estabelecido na Tabela de Limites do Fundo Fixo. Casos enquadrados nesta situação:

  • Cancelamento e trancamento de cursos SENAI.
  • Pagamento a maior de mensalidade escolar.
  • Cancelamento de matrícula do SESI.
  • Serviços odontológicos.

É permitida a realização de viagem com recursos do fundo fixo nas seguintes situações:

  • Excepcionalmente emergenciais e/ou não programadas no limite máximo de três pernoites, desde que obtidas as aprovações necessárias, previstas no padrão de autorização de viagem.
  • Com deslocamento intermunicipal, emergencial, sem pernoite.

Sim, porém fique atento, são reembolsadas as despesas pagas em espécie/débito e crédito relativas a pedágio, estacionamento, manutenção, alimentação, taxas e transporte coletivo intermunicipal/urbano, mediante justificativa e desde que autorizado pelo superior hierárquico imediato dentro do mês a que se referem. Os pagamentos realizados através de cartão de crédito serão reembolsados mediante crédito em conta, conforme valor definido na Tabela de Limites de Fundo Fixo.

Não.

Não é permitida compra com cartão de crédito do funcionário, pois o vale é liberado em espécie. Exceto nos casos em que o funcionário complementar com recursos próprios.

Temos 2 casos de ocorrências envolvendo essa situação:

Processo integrado com informações erradas (conta da unidade ou valores):
Nestes casos, é necessário abrir chamado para a Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para que o processo seja cancelado e refeito com as informações corretas.

Processo não integrado:
Necessário abrir chamado para a Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para que os desenvolvedores possam verificar o motivo da não integração, e corrigir o mais breve possível.

Ao acessar o SGC, abrir o chamado para a GEPRO com as seguintes informações:
  • Número do processo
  • Motivo do chamado

Deve-se encaminhar o processo para a pessoa que fez a abertura para que ele possa ser cancelado.

Ao final do formulário do processo, existe um menu "Mais Opções", nele existe a opção "Cancelar Processo"

smp

Esses erros normalmente estão relacionados ao responsável ou usuário do recurso indicado no processo estar com seu usuário inativo.

Deve ser contatado o ponto focal da entidade contratante para verificar se o responsável pela execução da etapa está correto, caso esse erro persista, o ponto focal deve abrir um chamado para Gerência de Estratégia e Produtividade - GEPRO para realizar a verificação do acontecimento.

Ao acessar o SGC, abrir o chamado para a GEPRO com as seguintes informações:
  • Número do processo
  • Imagem do Erro (Opcional)